quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Descer até ao Gerês

"Imagens improprias para cardíacos!"


Foi assim que eu e o Rui entramos na Vila do Gerês depois de percorrer a distancia desde Portela do Homem, atravessar a mata até a Vila, sempre a pedalar! O restante Grupo veio de carro! (Não sabem o que perderam!) Este percurso é ainda mais bonito feito de bike!


Metade da distancia é a descer, cheia de curvas fantásticas onde obrigam a inclinações que fazem lembrar uma corrida de pista!


Fantástico!!!

video

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Afinar o desviador traseiro

Para se proceder a esta afinação a limpeza da corrente e dos os carretos e cremalheiras é imprescindível, sob pena de não se obterem os resultados esperados.
1- Os cabos dos desviadores devem estar sem a minima folga. Para saber se o cabo está correctamente afinado colocar as mudanças no carreto e cremalheira mais pequena, ver agora a folga do cabo puxando o mesmo. Se estiver esticado OK, caso contrário tirar a folga do cabo desapertando o parafuso que o mantém fixo e esticar até a mesma desaparecer.
2- A afinação dos desviadores:Cada desviador tem dois parafusos que servem para estabelecer os limites minimo e máximo da peça que guia a corrente, normalmente estão identificados com H e L (high-alta e low-baixa). Vamos começar por afinar o desviador traseiro.
2.1- Para afinar o desviador traseiro, rodar o parafuso que estabelece o limite máximo do desviador de forma a que não consiga colocar a mudança no carreto maior, logo que o consiga, rode o parafuso em direcção contrária até que a corrente volte a passar para o carreto grande. Agora verifique se o alinhamento do braço do desviador com o carreto maior é perfeito. Se for, está afinado para o carreto maior. Repetir a operação para o carreto mais pequeno. Dê aos pedais e percorra as várias mudanças veja se a corrente não salta, se tudo estiver bem passar para o desviador dianteiro.
2.2- Com a corrente no carreto maior e cremalheira mais pequena, rodar o parafuso "L" até que o espaço entre a corrente e a parte interior do guia da corrente não ultrapasse 0.5 mm. Com a corrente no carreto mais pequeno e cremalheira maior, ajuste o outro parafuso até que o espaço entre a corrente e o lado exterior do guia não exceda os mesmos 0,5 mm.
Agora vamos coordenar os selectores com as mudanças (caso seja necessário) isto é feito com o parafuso de ajuste do cabo que está no próprio desviador. Começar com a corrente na cremalheira do meio e percorrer as mudanças traseiras vendo se a corrente passa bem. Se, por acaso, a corrente não quiser passar para um carreto maior, rodar o parafuso para fora (desapertar). Se verificar o contrário, rodar no outro sentido.
http://videos.sapo.pt/v6iL5JFhRePW9B6sEyLm ; http://www.youtube.com/watch?v=ZuMcmdi1x4I

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Gerês-2008


Espectacular!!!
Aqui é que foi descer, descer até cansar os braços!
De facto foi um dia memorável e recomendável a todos bttistas amantes da natureza, amantes do convívio saudável, de emoções fortes, …de adrenalina ao máximo!
Nunca vi coisa igual!!!
Definitivamente, temos que repetir!
Passear no Gerês de bike é um privilegio em todos os aspectos: Tem para todos os gostos. Paisagens luxuriantes, trilhos muito bonitos sempre acompanhados pelas águas cristalinas dos afluentes, serras encrostadas de granito que são um desafio a técnica de condução e a escolha do melhor percurso que nos obriga a uma atenção permanente.

Carqueija Bike tour Xurês




Mapa























Caros amigos este fim de semana no sábado, decorreu um "Tour" desde a Portela do homem até Torneros Espanha, com a companhia das Abelhas Maia... As fotos falam por si... Bem, que estiva!
Eis o programa e o trajecto !
Sábado dia 13/09 (todo o dia)


Saida: Maia - 8:00 em frente ao prédio;

- Paragem para abastecimento - 9:30 Vila do Gerês;

- Inicio do passeio - 10:15 Saida Portela do Homem em direcção a Lobios;

- Almoço - 13:00 Torneros, Xurês;

- Regresso - 15:00 Saida de Torneros em direcção Portela do Homem;

- Chegada - 17:00 Chegada à Portela do Homem;

















...Já a dormir?

















Os cumes!.... os cumes de Dante isso sim !!!



















... Olha, olha quem eles são: Manuel, Paulo(kabrita) , Nuno, Henrique, Rui, Bruno e Fernando (malho)!












Chegada a Torneros Seguido de uma sande de presunto de 1/2 metro regado com alvarinho...







...A paisagem indeferenciada que tem...












O regresso e o fim !

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Acampar e de bicicleta




Acho que para quem pratica BTT é um pouco amante da natureza, consequentemente também amante de actividades ao ar livre!


Agora tocando neste assunto pergunto se de facto não seria boa ideia organizar um passeio do género ciclo-turismo! ( http://www.fpcubicicleta.com/ ) ?


Será um bom desafio testar de todo, a nossa capacidade de colocar numa bicicleta o equipamento de campismo e conjuga-lo com um mapa e trajecto a percorrer ! Dedicar um tempo a este assunto, que para o ano que vem, no verão, levamos em frente esta propósta !

Acampar, é uma das formas mais descontraidas de passar férias (mas tb ñ mais que 10 dias) e poder aliar as deslocações com as nossas bikes e apreciar a paisagem... É ambicioso !

Com tudo isto, andei a fazer uma compilação (consultar de tempos a tempos porque será sempre incrementado algo mais conforme surja) do que será necessário para um evento destes e vou começar pelo campismo:

MATERIAL DE CAMPISMO
TENDA (vulgo barraca)COLCHÃO INSUFLAVEL ou ESPONJA TRIPARTIDO BOMBA PARA ENCHER COLCHÃO (eléctrica ou de pedal)SACO CAMA ALMOFADAS LANTER NA MESA E BANCOS (de preferência daquelas k se dobram e ficam uma mala)CHAPEU DE SOL VASSOURA PEQUENA ESTENDAL E MOLAS TAPETE (para por à entrada da tenda)
COZINHA
CONJUNTO PIC NIC (conjunto de talheres, pratos, copos e pratos em plástico)FACAS DE COZINHA ou CANIVETE SUÍÇO TIGELAS (plástico)TERMO PARA ÁGUA ALGUIDAR (para preparação de saladas, transportar loiça lavada, etc...)SALADEIRA EM PLASTICO1 TRAVESSA EM PLASTICO1 CAÇAROLA1 FRIGIDEIRA1 PUCARO (para aquecer água, leite, etc...)1 BICO CAMPINGAZ1 FOGAREIRO, ACENDALHAS, CARVÃO, ABANICO E GRELHA LIQUIDO DA LOIÇA ESPONJA COM ESFREGÃO PANO DE LIMPEZA PANO DE COZINHA GUARDANAPOS E OU ROLOS DE COZINHA TOALHA ROLO DE ALUMINIO E OU SACOS PLASTICOS (para conservar sandes)SACOS PARA O LIXO
TIPO DE ROUPA,

ACESSORIOS E CALÇADO A LEVAR
CHINELOS OU HAVAIANAS E SANDALIAS (sandálias brancas ou beges para combinar com todas as roupas) BIQUINIS E CALÇÕES DE BANHO CALÇAS (ganga e outros)SAIAS E CALÇOES (aconselham-se os paréos.)T-SHIRTS, SWEET SHIRTS E TOPSCASACOS (malha e ou ganga)ROUPA INTERIOR PIJAMASCASACOS (malha e ou ganga)BIJOUTERIARELOGIOSOCULOS DE SOLACESSORIOS DE CABELO (não esquecer os ganchos)MALAS (de preferência uma cor neutra k dê com todas as toilletes)
OUTROS:
MEDICAMENTOS (benuron , aspirinas, pomadas ou algum tipo de tratamento k estejas a fazer...)ANTICONCEPCIONAIS BARALHO DE CARTAS E OUTROS ENTRETENIMENTOS CARREGADOR TELEMOVEL MAQUINA FOTOGRAFICA LIVROS E OU REVISTAS KIT LIMPEZA SAPATOS SACO TERMICO MOCHILA OU MALA DE PRAIA TOALHA DE PRAIA
HIGIENE PESSOAL FEMININA
SHAMPOO (2 em 1 se possível ou loção sem enxaguar) demore o menos tempo possível nos duches. Existem outras utentes do Parque na fila para tomar banho! GEL DE BANHOÓLEO JONHSON (existe em varias versões. Óptimo para hidratar a pele qnd ainda molhada e poupas imenso tempo para o k é realmente importante)GILLETE (ou creme depilatório) Mto rápido, pratico e eficaz, para os pelos mais atrevidos.DESODORISANTE COTTONETES LOÇÃO HIDRATANTE APOS SOL (para aplicar nas zonas mais criticas) CREME HIDRATANTE PARA ROSTOGEL S/ SABÃO PARA LAVAR ROSTO TOALHITAS DESMAQUILHANTES 3 EM 1 (em vez de leite desmaquilhante, tónicos e hidratantes... assim até podes tirar a maquilhagem já deitada e qse a dormir)PROTECTOR SOLAR ou BRONZEADORBATON CIEIROTOALHITAS LIMPEZA BEBE (super cheirosas e mto úteis)ESCOVA DE DENTESPASTA DE DENTES (2 em 1, tb é uma boa opção)FIO DENTAL PERFUME CREME DE CORPO (MUITO BRILHO) opcional, e só para noites fashion.MAQUILHAGEM (cores leves e k combinem com todo o tipo de roupa)ESCOVAS DE CABELO E PENTE SECADOR DE CABELO ESTOJO DE UNHAS PENSOS/TAMPÕ ESPAPEL HIGIÉNICO LENÇOS DE PAPEL TOALHAS DE BANHO E ROSTO (2 CONJUNTOS) ou um roupão turco.
NOTA IMPORTANTE: existe à venda em perfumarias kits de cuidados para o rosto em versão miniatura.
HIGIENE PESSOAL MASCULINA
SHAMPOO GEL DE BANHO HIDRATANTE PARA O CORPO (óleo Jonhson é uma boa opção. Ver em higiene pessoal feminina)GILLETE ou MAQUINA DE BARBEAR CREME ou ESPUMA DE BARBEAR AFTER SHAVE OU LOÇÃO (de preferência sem álcool)CREME HIDRATANTE PARA ROSTO COTTONETES DESODORISANTE ESCOVA DE DENTES PASTA DE DENTES (2em1 é uma boa opção)PENTE ou ESCOVA DE CABELO ESTOJO DE UNHASGEL PARA CABELO (ou outro tipo de fixação)BATON CIEIRO COM PROTECÇÃO SOLAR PROTECTOR SOLAR OU BRONZEADORREPELENTE DE INSECTOSPERFUMEPRESERVATIVOS(e outras mariquices k achem necessárias)

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Descer Arrabida 64,5km/h

Para quem não sofre de vertigens, deliciem-se com estas imagens!

video

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Rota das Cebolas


Aqui vai a foto que demonstra o esforço da Cebolada

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Cansa


...Cansa, sim cansa um pouco, mas.... quer dizer... mas vale a pena dar por lá um passeio, não?












Mas com o material correcto, convenhamos !!!









segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Pós férias




Caros amigos, estamos de volta depois das férias (que saudades...) ! Claro que iniciamos mais uma vez pelos passeios "higiénicos" de modo a avaliar a nossa forma física (... que está péssima) vendo que só conseguimos chegar ao Ofir, ppffffttt !!
Todos com uns quilos a mais excepto pela nossa nova Raider vindo de terras de Napoleão !